terça-feira, 20 de julho de 2010

Como funcionam as comunidades sustentáveis


Introdução


Na primeira vez que se entra na comunidade de Serenbe, no interior de Chattahoochee Hill, região central da Georgia (em inglês), você poderá notar várias coisas. Você pode ser agradavelmente surpreendido ao ver que as ruas não são entupidas de carros ou ao ver vizinhos reunidos em suas varandas aproveitando o sol da tarde. Porém, o que você não perceberá são os materiais renováveis que compõem as casas, as instalações com energia que as servem ou servem as plantas orgânicas e nativas que as cercam.
Onde estão todos os carros? Esta comunidade sustentável possui várias lojinhas e restaurantes conectados por ruas projetadas para pedestres que diminui a necessidade de dirigir.­

Mas foi para isso que a Serenbe foi projetada. Como outras comunidades sustentáveis (também chamadas de ecovilas), Serenbe busca reduzir o seu impacto sobre o meio ambiente sem reduzir a qualidade de vida. As pessoas que se unem a comunidades sustentáveis acreditam que a atual taxa de consumo e criação de lixo da humanidade não é boa para a sua saúde nem para a da Terra.

De acordo com o World Wildlife Fund, as pessoas, hoje em dia, usam recursos em um tempo 25% mais rápido do que levam para ser renovados. Se continuarmos a seguir esse caminho, vamos precisar de um segundo planeta por volta do ano 2050. [fonte: World Wildlife Fund]. As comunidades sustentáveis tentam mudar esse caminho por meio de alterações drásticas na forma com que os cidadãos interagem com o ambiente.
Também conhecidas como comunidades verdes ou eco-vilarejos, as comunidades sustentáveis variam quanto as suas abordagens sobre a vida sustentável, ou um modo de vida que atenda às necessidades básicas da população de formas que possam ser mantidas indefinidamente para as gerações futuras. Algumas comunidades enfocam apenas o enriquecimento do ambiente, enquanto outras também têm o objetivo de melhorar as condições sociais e econômicas.
A sua comunidade pode ser sustentável ou "verde"? Neste artigo, você vai saber sobre as características básicas das comunidades sustentáveis antes de ver alguns exemplos práticos existentes ao redor do mundo, bem como outros tipos de combinação de modos de vida que beneficiam a Terra.

Na próxima página, conheça três idéias simples que dirigem as vidas dos residentes de comunidades sustentáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário