terça-feira, 8 de junho de 2010

Ecofit e Naturalis Brasil promovem descontaminação coletiva

Em ação inédita empresas atuam no descarte ecologicamente correto de lâmpadas. A proposta é conscientização dos efeitos do descarte incorreto


A Ecofit, única academia ecológica do Brasil, e a Naturalis, empresa especializada na descontaminação de lâmpadas, promovem uma campanha de coleta e conscientização sobre os males do descarte incorreto das lâmpadas fluorescentes. Com essa ação, as empresas possibilitarão, pela primeira vez, o descarte ecologicamente correto dessas lâmpadas à toda a comunidade.

As vantagens das chamadas “lâmpadas frias” em relação à economia energética são inúmeras, no entanto, as desvantagens, quando jogadas em lixo comum, raramente são discutidas. As lâmpadas contêm mercúrio, um metal tóxico, cancerígeno, extremamente prejudicial à saúde e ao meio ambiente.

Segundo a legislação, precisam de tratamento específico e não podem ser dispostas como resíduo comum. Muitas vezes, o consumidor lê “dicas”, explicando que as pilhas não devem ser descartadas em lixo comum, mas não recebe opções, visto que não há coletores de fácil acesso na cidade. Assim, o consumidor doméstico fica impossibilitado de dar correta destinação às suas lâmpadas.

Com um processo inovador, já licenciado pela CETESB, a Naturalis Brasil faz a descontaminação in loco, levando o Papa-Lâmpadas até o local gerador do resíduo. Este equipamento possui um duplo sistema de filtros: o pó de fósforo é retido em um filtro de celulose e o mercúrio é retido por um carvão ativado. Após a descontaminação, praticamente todos os materiais da lâmpada são reciclados.

Dia 03 de julho, das 10h às 15h, na entrada da Ecofit, uma equipe receberá lâmpadas fluorescentes de qualquer tipo ou tamanho, tanto dos alunos, como da vizinhança. A academia sugere transportá-las embaladas em jornal, papelão ou plástico bolha para evitar possíveis acidentes.

Serviço:

Campanha de Coleta e Descontaminação de Lâmpadas Fluorescentes

Sábado - 03 de julho - 10h às 15h

Ecofit Club - Rua Cerro Corá, 580, Alto de Pinheiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário