quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cuide da sua alimentação e proteja sua saúde neste inverno

Cuide da sua alimentação e proteja sua saúde neste inverno


No inverno, com a queda da temperatura, passamos mais tempo em ambientes fechados, o que favorece a propagação de vírus e bactérias. Com isso, aumentam os casos de gripes, resfriados e infecções comuns a esta época do ano.
Para prevenir e combater essas contaminações, nosso sistema imunológico deve estar forte, para se defender. Uma alimentação saudável e balanceada, contendo alimentos fontes de vitaminas, minerais e fitoquímicos, é fundamental para fortalecer o sistema imunológico.
Conheça alguns alimentos importantes na imunidade:
Alho: fonte de alicina, estimula a resposta imunológica, prevenindo as gripes comuns no inverno. Use amassado no feijão, sopas, em temperos de saladas ou se preferir, cápsulas de óleo de alho.

Chás verde e branco: ricos em catequina, poderoso antioxidante que atua no combate aos radicais livres. Possui ação imunoestimulante, fortalecendo o sistema imunológico. Pode ser consumido na forma de chá ou cápsulas.

Couve, Cenoura, Tomate: o betacaroteno, um antioxidante presente nesses alimentos, combate as infecções e estimula as células imunológicas

Equinácea: planta medicinal com potente ação imunoestimulante,que ativa os mecanismos de defesa do organismo. Consumido na forma de chá.
Gengibre: é imunoestimulante, expectorante, reduz a inflamação e a dor. Adicione a raiz a chás e a sucos.
Leite Fermentado: por ser fonte de probióticos, recupera a microbiota intestinal e fortalece o sistema imunológico.

Óleo de coco: rico em ácido láurico e caprílico, o óleo de coco possui atividade antiviral e antibacteriana. Diversos estudos mostram seu efeito imunomodulador. Use em sucos, shakes ou vitaminas.

Shiitake: Contem lentinana. Potente imunoestimulante. Estudos sugerem que auxilia também no combate ao desenvolvimento de tumores.
Suco verde: fonte de zinco, ferro e vitamina C, nutrientes antioxidantes que reforçam o sistema imunológico.
Mel: ação bactericida e anti-séptica. Estudos mostram que é um bom coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. Contém substâncias, que agem como antibióticos naturais. Eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados. Ação prebiótica, agindo beneficamente sobre a microbiota intestinal.
Própolis: fonte de flavonóides que auxiliam no combate às doenças que atacam o homem. Atua como “Antibiótico Natural”. Eficaz em casos de inflamação e infecção na garganta, além de ajudar no combate a tosses.
Geléia Real: estimula o sistema imunológico e combate as infecções de vírus e bactérias.

Pólen: rico em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na formação de anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico. É um alimento versátil, que pode ser consumido puro ou adicionado em diversos alimentos, como sucos, iogurtes, vitaminas e frutas.

Fonte: Bruna Murta e Flávia Morais - Nutricionistas da rede Mundo Verde
http://www.mundoverde.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário