terça-feira, 20 de abril de 2010

MEGA TV - Edição Saúde - ECOFIT



Yoga como fonte de saúde encontra mais adeptos
segunda-feira, 19 de abril de 2010

Chuvas torrenciais, trânsito caótico, exigências profissionais, correria do dia a dia, são alguns dos muitos fatores que têm aumentado o stress, especialmente nas grandes cidades, em níveis que muitas vezes superam o limite do suportável; a ponto de provocar momentos de inconsciência, como comprovam vários estudos científicos.

Alguns acidentes de trânsito, por exemplo, são resultado dessa inconsciência, que afeta diretamente o poder de concentração das pessoas. A perda da concentração não é a única conseqüência do stress. Há um desequilíbrio generalizado da saúde.

O Psicobiólogo Ricardo Monesi explica que saúde não se resume, apenas, à ausência de doença. Para ele, saudável é “aquele indivíduo que possui um equilíbrio das suas funções fisiológicas, psicológicas, sociais e até espirituais”.

A milenar expressão “Mente sadia em corpo sadio”, volta a ganhar destaque. Monesi defende que o ser humano deve ser visto de maneira holística. “Terapias integrativas são terapias que não vêem apenas o ser humano no seu aspecto fisiológico”, afirma. Para ele, nesse aspecto a prática da Ioga é muito importante, pois ela enxerga o ser humano como um todo.

Não é à toa que o número de praticantes do Yoga tem crescido muito em todo o mundo. Para o médico César Deveza, em nenhuma outra época da História a Ioga se encaixaria tão bem quanto agora. Para Monesi, o Yoga é um estilo de vida. De acordo com ele, o praticante adquire maior paciência e tem um poder maior de resolução de problemas, além de respirar melhor. “Você consegue minimizar coisas que antes dava muita importância”, afirma a jornalista Márcia Gonçalves, praticante.

“A prática do Yoga reduz a liberação de alguns hormônios relacionados ao stress negativo, como por exemplo o cortisol e a adrenalina”, pondera Monesi.

Confira as ações fisiológicas do Yoga no vídeo!

Nos últimos tempos, o Yoga apresentou um crescimento substancial no número de adeptos. Pesquisas apontam que existem quase 20 milhões de praticantes em todo o mundo. No Brasil, estima-se que mais de 5 milhões adotem o Yoga como forma de melhorar a qualidade de vida.
César Deveza afirma que o pensamento de saúde ocidental foca-se no corpo físico. “E a idéia nessas culturas orientais, sobretudo as culturas indianas, é de ver saúde como um complexo”, diz.

O Yoga pode ser praticado por pessoas de todas as idades, mesmo que tenham alguma limitação física. Segundo o professor de Educação Física Marcos Rojo, a sobrecarga de peso e a ansiedade nas grávidas são atenuados com a prática da Ioga. O psicobiólogo Ricardo Monesi defende a indicação da Ioga para crianças com dificuldade de concentração e hiperatividade. “É bem lúdico, as crianças se divertem”, diz a professora Luciana Perez. “Há técnicas adequadas a qualquer idade”, afirma Deveza.

Essa capacidade de adaptação contribuiu para que o Yoga ganhasse uma nova versão. No meio aquático, a aula de Ioga é feita em piscinas rasas ou fundas. O prazer proporcionado pela água ajuda na realização dos exercícios de Ioga convencional. Facilita a execução das poses, praticadas com o apoio dos pés no chão ou em flutuação, com ajuda de acessórios. As aulas em grupo tornam a dinâmica prazerosa e convidativa. Águas mais mornas induzem ao relaxamento.

Luciana Perez afirma que após os cinco anos de idade, perde-se a capacidade de respirar corretamente. “Se a pessoa não faz canto, ou uma aula de teatro, que utiliza a voz, perde essa respiração”, afirma. “Você alia o bom respirar ao bom funcionamento do seu coração”, diz Monesi.

http://www.megatv.com.br/programas/?cat=4&p=714

Nenhum comentário:

Postar um comentário