terça-feira, 6 de abril de 2010

AIKIDO


AIKIDO

Por: CARLOS EDUARDO DUTRA

As artes marciais, existem há pelo menos 600 anos; no Japão, onde foi uma prática fundamental entre os samurais, existe hoje em dia, cerca de 60 modalidades. Entre elas esta o Aikido.

Criado pelo mestre MORIHEI UESHIBA( 1883-1969), após ter praticado outras artes, como: esgrima(japonesa) e jiu- jitsu, e também na sua busca espiritual.

A origem foi seu “ satori “ pessoal, que o iluminou, quanto ao sentido mais profundo do Budo.

A proposta principal do Aikido, é, a busca para se harmonizar a mente, o corpo e o espírito, juntamente com as leis da natureza, para sua utilização no cotidiano de nossa vida,ou seja, com um treinamento assíduo, as pessoas além de aprenderem uma defesa pessoal, passam a cuidar de sua própria saúde.

Toda a movimentação do Aikido, desde seu aquecimento, até o desenvolvimento técnico, ajudam na circulação sanguíneo, articulações, sensibilidade física e espiritual, e , seu ponto principal e o auto conhecimento.

O Aikido pode ser uma arte marcial ímpar e original, pode-se desenvolver tecnicamente a defesa pessoal, sem uma agressão ou choque com os companheiros de treinamento; pois, este foi o propósito do mestre Morihei Ueshiba. Também a não utilização da força física, afasta a impossibilidade de qualquer pessoa, independente da idade e sexo, praticar a arte.

O Aikido procura desenvolver a utilização da energia do universo, que os japoneses chamam de “KI”, portanto, a palavra Aikido, se traduz como CAMINHO DA HARMONIA, com a energia do universo.

Vale sempre citar as palavras do própria mestre: “ Budo, não é derrubar o oponente pela nossa força, nem tampouco um instrumento para levar o universo a destruição. O verdadeiro Budo, é aceitar o espírito do universo, manter a paz no mundo, produzir corretamente, cultivar e proteger todos os seres da natureza.”

As classes são dadas em duas partes. A primeira consiste no aquecimento, que são feitos exercícios de alongamento, respiração, movimentação das articulações, seguidos por técnicas de rolamentos e quedas.

Na segunda parte , entra-se no treinamento técnico, ou seja, o que seria um combate simulado. Este sempre treinado em duplas ou grupos, indistintamente de graduação.

Nesta parte do treino, simula-se vários tipos de ataques, agarramentos, ataques com armas como, tanto( faca) Bokuto(espada de madeira) jô(bastão de madeira).

Toda esta movimentação visa treinar o físico e a mente simultaneamente, para que o praticante atinja o instinto natural, fazendo com que deixe de usar a força física, aproveitando a ação do oponente, para poder domina-lo.

O uniforme utilizado , é o Dogui (kimono) e os graduados passam a usar o hakamá, que e um paramento tradicional japonês e comumente usado pelos samurais.

A graduação no Aikido é dada como as outras artes tradicionais, inicia com a faixa branca, passando para amarela, 5ºkiu, roxa 4º kiu, verde 3º kiu, azul 2º kiu, marrom 1º kiu, shodan,1ºgrau da faixa preta, seguindo até 8º Dan (grau).


Formação:

Profissional: Arquiteto

Início de treinamento: 1977 , com o mestre Massanao Ueno.
Atualmente 6º Dan , obtido pelo Aikiaki Internacional – Hombu Dojo- Japão. Registrado pó Aikikai Foundation Aikido World H.Q., desde 1981, quando da graduação de shodan 1º grau.
Participação em seminários nacionais e internacionais, como praticante e ministrante.
Atualmente ligado ao mestre Yoshimitsu Yamada, 8º dan, responsável pelo New York Aikikai-USA e, a pessoa que mais difunde a arte no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário