quinta-feira, 26 de maio de 2011

Coluna Nivaldo Prieto

Olá pessoal da Ecofit,



Manchester United x Barcelona na “Casa do Futebol”.


No próximo sábado, 28 de maio, a principal competição de clubes européia retorna para o prestigiado Wembley pela sexta vez.


Vai ser a primeira desde que o estádio foi reconstruído e se a história tiver alguma relevância, os adeptos do futebol espalhados por todo o Mundo estão ansiosos por outra ocasião especial.


Se lembram das torres gêmeas do antigo estádio? Pois é, em 1992 o time Catalão venceu a Sampdoria por 1 a 0 e conquistou seu primeiro título europeu. Na época, tinha o próprio Guardiola (hoje técnico) e estrelas estrangeiras como Michael Laudrup, Hristo Stoichkov e o autor do gol Ronald Koeman.


Em 1978 o Liverpool venceu o surpreendente CLub Brugge da Bélgica por 1 x 0 depois de eliminar o Atlético de Madrid e a Juventus para chegar a final.


Em 1971 seguindo os passos do Feyenoord, o Ajax tornou-se a segunda equipe holandesa a chegar ao topo do futebol europeu. Com o comando do craque Johan Cruyff e companhia incorporando a filosofia do “Futebol Total”, o Ajax venceu o Panathinaikos de Ferenc Puskás por 2 x 0.


29 de Maio de 1968, dez anos depois do desastre aéreo de Munique, o Manchester United garantiu seu lugar na história como o primeiro clube inglês a erguer a Taça dos Clubes Campeões Europeus. Derrotou o Benfica por 4 x 1, com as presenças dos geniais Bobby Charlton, George Best e Eusébio. O último gol da partida foi de Charlton, um dos sobreviventes do desastre de Munique.


Em 1963, um brasileiro brilhou na final entre Milan 2 x 1 Benfica. Os “rossoneri” se apresentaram em Londres com jogadores como Cesare Maldini e Giovanni Trapatoni, mas foi o brasileiro José Altafini a figura do jogo. Depois de Eusébio inaugurar o marcador aos 19 minutos, Altafini virou o placar e definiu a partida no segundo tempo, fazendo os dois gols da vitória italiana.


Agora é a vez dos ingleses receberem os catalães. Quem vai fazer história?


Nivaldo Prieto

Nenhum comentário:

Postar um comentário