quinta-feira, 6 de maio de 2010

Ração Humana



Se você ainda não experimentou a ração humana, com certeza já ouviu falar dessa mistura de cereais integrais e sementes oleaginosas. Como o próprio nome já retrata, ao denominar um cereal de integral, significa dizer que o mesmo não foi submetido ao processo de refinamento ou de beneficiamento. Dessa forma, as vitaminas, minerais e principalmente as fibras mantém a sua estrutura preservada. E são às fibras que a grande maioria dos benefícios é atribuída.

A ração humana atua como coadjuvante do emagrecimento, porque seus ingredientes são ricos em fibras solúveis e insolúveis, que moderam o apetite, regularizam o intestino e auxiliam no controle das taxas de colesterol sanguíneo. Além disso, é fonte de micronutrientes necessários no processo de desintoxicação do organismo, como magnésio e vitaminas do complexo B.

As fibras alimentares auxiliam ainda na redução das taxas de colesterol sangüíneo e contribuem para o bom funcionamento intestinal. Claro, que o consumo de líquidos deve ser adequado para obter todos esses benefícios. Por isso não se esqueça de incluir água, sucos de frutas naturais e água de coco em sua alimentação.

As receitas de ração humana podem variar, mas geralmente os ingredientes utilizados em sua composição são: aveia em flocos, linhaça marrom, gérmen de trigo, açúcar mascavo, gergelim com casca, fibra de trigo, gelatina, cacau, levedo de cerveja, guaraná em pó e extrato de soja.
Mas, a receita pode ser adaptada caso a pessoa tenha restrição a algum dos ingredientes. Se a pessoa for diabética, pode retirar o açúcar mascavo, se for celíaco pode substituir o farelo de trigo, o gérmen de trigo, o levedo e a aveia, por farelo de arroz e flocos de quinua. Hipertensos devem excluir o cacau e o guaraná em pó. Dessa forma, não existe propriamente uma contra-indicação. Basta o consumidor ficar atento a composição do produto, e restringir os ingredientes que ele não pode ingerir. Desta forma, o produto atenderá a suas necessidades e não causará riscos à saúde.

A ração humana pode substituir até 1 refeição diária (café da manhã ou jantar) para auxiliar na perda de peso. Basta adicionar 2 colheres a um suco de frutas, e consumir como substituto do tradicional café com açúcar e pãozinho com manteiga. Vale lembrar que apesar do nome ração humana o produto não tem todos os nutrientes necessários, então é importante estar associado a uma alimentação balanceada.
Mas, para aqueles que não desejam perder peso, pode ser adicionada em alimentos que já são consumidos normalmente. Por exemplo, em uma fruta no meio da manhã ou iogurte no lanche da tarde. Pode ainda ser consumida misturada com sucos, extrato de soja, vitaminas, saladas de frutas e em frutas assadas.

A grande novidade é que agora existem versões de ração humana que além de moderar o apetite tem entre seus ingredientes o citrus auranthium, um fitoterápico de ação termogênica.

Constipação, sobrepeso, colesterol elevado, mau-humor e falta de ânimo são as principais queixas de quem recorre ao consumo da ração humana. Além de ser fonte de fibras, a ração humana é fonte de ômega-3, antioxidantes e de vitaminas e minerais. Por isso, além de moderar o apetite e regularizar o funcionamento do intestino, também retarda o envelhecimento precoce, estimula o sistema imunológico e melhora a saúde e desempenho como um todo.

Mas, é de extrema importância ressaltar para o processo de emagrecimento, não basta somente usar a ração humana, ela deve estar associada a bons hábitos alimentares, como não ficar mais de 3 horas em jejum, então, fazer a colação é fundamental no processo de emagrecimento. Escolhas como frutas secas, barras de cereal ou castanhas ajudará na perda de peso.

Fonte: Natalia Lautherbach - Nutricionista Mundo Verde Franquia

Nenhum comentário:

Postar um comentário