sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Maha Khumba Mela

Maha Khumba Mela
Enquanto no Brasil se comemora o Carnaval, a maior festa popular do país, na Índia em adoração ao deus Shiva o mestre dos yogues é realizado o principal festival do hinduísmo, Maha Khumba Mela (Maha = maior, khumb = pote e mela = festival), que ocorre quatro vezes a cada doze anos na Índia. Milhões de devotos hindus se reúnem para se banhar no Sangam, local de encontro dos rios sagrados Ganges, Yamuna e Saraswati para se purificar, no maior festival religioso do mundo. Segundo a cosmologia hindu, o Rio Ganges se origina nos céus. Kumbha Mela se baseia numa lenda na qual deuses e demônios entraram em guerra por causa de um pote que continha o néctar da imortalidade. Algumas gotas do néctar cairam em quatro cidades na Índia: Allahabad, Ujjain, Nasik e Haridwar. Onde acontece o Maha Khumba Mela atraindo pessoas do mundo inteiro.
Segundo uma fábula, os deuses e os demônios lutavam pela kumbh (jarra, pote), onde se encontrava o amrit (néctar), criado pelo sagar manthan (a espuma dos oceanos). Jayant, filho de Indra, escapou com a kumbh e por 12 dias consecutivos os demônios lutaram contra os deuses pela posse da jarra. Finalmente, venceram os deuses, beberam o amrit e alcançaram a imortalidade.



Devotos se banhando nas águas do Ganges para atingir a imortalidade durante as comemorações do Maha Kumba Mela




Deus Shiva na versão Nataraja durante a dança de destruição pisoteando o demônio da ignorância para salvar a humanidade da obscuridade e condicionamento mental.


* Artigo enviado pela Professora Malu

Nenhum comentário:

Postar um comentário