sexta-feira, 17 de junho de 2011

Teste com lençol mostra poluição em bairro da Zona Oeste de SP

17/06/2011 12h37 - Atualizado em 17/06/2011 12h56


Teste com lençol mostra poluição em bairro da Zona Oeste de SP

Em Alto de Pinheiros, pano já apresenta alteração de cor.

Na Zona Norte, índice de material particulado estava um pouco acima.

Do G1 SP
imprimir Há cerca de um mês, um lençol foi pendurado na janela de uma casa na Vila Guilherme, Zona Norte de São Paulo, e ele continuava branquinho nesta sexta-feira (17). Segundo o Respirômetro, aparelho que mede a qualidade do ar, o índice de material particulado no local foi de 59 µg/m³.

Na Zona Oeste, o lençol do RespirAR foi colocado no bairro Alto de Pinheiros, em uma academia. O prédio foi projeto para ser sustentável: tem bastante luz natural e a água usada na piscina e nos chuveiros é aquecida por um sistema de mangueiras que funciona com a luz do sol.
O lençol está em uma varanda, no escritório da academia. Ele começou a revelar a poluição do local. O que o pano mostrou, o Respirômetro comprovou. Em frente ao estabelecimento, na Rua Cerro Corá, ele marcou 257 µg/m³, índice considerado péssimo.

Veja como está a qualidade do ar na Grande SP“A gente não esperava. Aqui no Alto de Pinheiros é uma região até um pouco mais arborizada. Com o tempo a gente vem notando que a poluição está em todo lugar”, comenta Noara Pozzer, coordenadora de marketing da academia.
Medições

Na Marginal Tietê, uma das vias mais movimentadas e cheias de caminhões da cidade, o Respirômetro registrou, na altura da Ponte das Bandeiras, 51 µg/m³. Vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) tolera até 50 µg/m³.

http://g1.globo.com/sao-paulo/respirar/noticia/2011/06/teste-com-lencol-mostra-poluicao-em-bairro-da-zona-oeste-de-sp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário