terça-feira, 15 de dezembro de 2009

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Exemplo de academia ecologicamente correta
08.04.2007
Na academia também funcionam uma agência de mergulho, uma loja de produtos
esportivos e uma lanchonete natural.
Uma academia de ginástica diferente: os móveis são de madeira de
reflorestamento, a coleta de lixo é seletiva e parte da água usada na academia vem
da chuva. O espaço é decorado com muitas plantas. A luz natural invade os
ambientes e os alunos recebem massagens depois dos treinos.
“Dá para relaxar bastante. É fundamental para o treino”, diz o aluno Roberto
Torrecillas.
O local tem mais de sete mil metros quadrados de construção, distribuídos em
quatro andares. O público-alvo é das classes A e B. O negócio se enquadra no
conceito ecologicamente correto. Para o empresário Antônio Gandra, isso quer dizer
respeito ao ser humano e aos recursos naturais.
“A proposta é utilizar as melhores tecnologias possíveis para agredir o mínimo
possível a natureza”, explica Antônio.
Segundo o empresário, o investimento inicial neste tipo de academia é 5% maior
do que numa empresa tradicional. Mas compensa porque os gastos fixos diminuem.
Um exemplo está no investimento de R$ 60 mil no sistema de captação de água de
chuva. Com isso, ele tem de graça 30 mil litros de água por mês, que é utilizada
nos banheiros da academia.
A economia com energia elétrica é ainda maior. Na academia, as piscinas são
aquecidas pela energia solar. Além disso, existem mais vidros do que paredes de
concreto, para aproveitar o máximo da iluminação natural, até pelo teto. O
resultado está na conta de luz - 15% menor do que numa academia tradicional.
Para amortizar custos, outra dica é alugar espaços para pequenos negócios, que
também valorizam a natureza. No local funciona uma agência de mergulho, uma
loja de produtos esportivos e uma lanchonete natural.
“Na correria do dia-a-dia dos cidadãos urbanos, a pessoa vem aqui, treina, come no
restaurante e já sai alimentado. No mergulho, por exemplo, enquanto ele treina,
pode ter o seu carro lavado. É uma conveniência muito importante”, explica
Antônio.
"As vantagens são em todos os sentidos. Com relação à economia, representa 8%
dos custos fixos. Além disso, gera várias prestações de serviço para nossos
clientes, várias conveniências e também traz mais clientes para dentro da
academia”, complementa o empresário.
Para o consultor Antônio Araújo, já começou a corrida para preservar os recursos
naturais e conquistar o consumidor. O consultor garante que oportunidades de
negócio no setor são variadas.
“Você tem as fábricas de equipamento de aquecimento solar, você tem as pequenas
empresas que fazem as tubulações para reuso da água. Então, você está movimentando
toda uma cadeia. E pequenos empresários podem participar, ainda que não numa escala
desse porte, mas participando como fornecedor para que empreendimentos desse porte
consigam ser criados”, comenta o consultor.
O empresário Antônio Gandra já conta as vantagens de ter saído na frente. Em um ano
de existência, a academia tem 1,8 mil alunos, bem mais do que ele esperava.
“Para uma empresa que não tem uma marca, ainda está construindo uma marca é um
sucesso que a gente considera absurdo. E acreditamos que essa questão do nosso
posicionamento também contribui bastante para isso”, comemora Antônio Gandra.
“Eu não estava nem pensando que existia uma academia desse tipo. Mas, depois que vi,
achei bem legal”, diz Monique Pereira.
"A gente percebe também, cada vez mais mais forte, essa cultura. As pessoas têm a
sensação muito boa de sentirem que elas estão participando disso e que elas são
responsáveis por essa conquista. Então, a gente percebe que a escolha do público
acontece aqui”, finaliza o empresário.
“Os grandes problemas que temos hoje são por falta de respeito à natureza. Então, todos
nós devemos fazer o máximo possível com relação às essas questões ambientais”,
acredita Mauricio Peres.
“A academia trabalha por uma causa, que é ajudar o meio ambiente. Então, você sente
que faz parte dela”, fala cliente Ricardo Patriota.
REVISTA
A revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, publicada em abril de 2007, traz
uma reportagem especial sobre negócios ecologicamente corretos. Para obter mais
informações, acesse o site http://empresas.globo.com.

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